(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start': new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src= 'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,'script','dataLayer','GTM-5L9V7LG');

Entre as vantagens da terceirização financeira para as empresas, a redução de custo é uma das que mais agrada empreendedores. Afinal, quando colocamos na ponta do lápis, o valor necessário para manter todo o setor de finanças é muito maior do que para contar com um serviço de BPO financeiro. 

No entanto, ainda existem empreendedores resistentes à terceirização financeira. Muitos deles estão presos aos conceitos já ultrapassados que julgavam mais barato a internalização de setores como o financeiro, do que contar com uma empresa parceira.

Como essa não é a realidade atualmente, nesse artigo vamos explicar os motivos que comprovam que a terceirização financeira tem um custo menor do que a contratação de um funcionário. 

Quais são os custos da terceirização financeira?

De uma forma prática, é possível dizer que o custo da terceirização financeira depende das atividades que você vai contratar e também da empresa escolhida para prestar esse serviço. A recomendação é que você pesquise e tenha segurança para essa escolha, afinal, estamos falando sobre o capital do seu negócio. 

Olhando para os planos disponíveis aqui na Aprimorar, é possível afirmar que em 100% das vezes o custo é menor. 

O principal motivo é que, ao contar com um processo de BPO financeiro, você passa a contar com toda uma estrutura de gestão financeira e execução de processos dessa área, sem que seja necessário o trabalho e os recursos para manter um time todo em sua empresa. 

Para você ter ideia, de acordo com o resultado de uma pesquisa do portal Clutch, onde foi levantado a rotina de empresas que contam com a terceirização financeira, ficou determinado que houve uma redução de 12% dos custos operacionais das rotinas financeiras das organizações avaliadas. 

Essa redução não afeta os resultados do setor financeiro, visto que, a consequência direta é a melhoria nas entregas da área, aumentando a produtividade e possibilitando maior segurança em todos os processos.

Quais são os custos de contratação de profissionais?

Na hora de contratar um profissional, sabemos que os custos envolvidos não giram em torno apenas do salário. É preciso levar em consideração despesas como os benefícios, férias, horas extras, participação nos lucros, recursos para treinamentos e desenvolvimento do profissional. 

Além disso, quando comparamos o custo-benefício de contar com um BPO financeiro ou internalizar todas as atividades, destacamos a eficiência da terceirização. 

Uma empresa que presta o serviço de terceirização financeira conta com profissionais 100% focados em desenvolver as atividades solicitadas por empresas como a sua. Dessa forma, a tendência é que realizem cada processo com maior eficiência e também maior agilidade.  

Portanto, a terceirização financeira é uma forma de possibilitar que sua empresa tenha melhores resultados a partir dessas atividades, do que se fosse contar apenas com um profissional para desempenhar esse papel.

Terceirização financeira para pequenas empresas

Para pequenas e médias empresas, a terceirização financeira é a melhor forma para contar com processos eficientes e uma gestão financeira competente e ativa para a estratégia do negócio. 

Como vimos, o custo para contratar, capacitar e manter um profissional não é baixo. Considerando a complexidade dos processos dessa área, fica difícil imaginar que apenas um profissional consiga entregar e realizar todas atividades necessárias para o bom funcionamento do controle financeiro do negócio. 

Esse fator fica ainda mais evidente quando olhamos a tendência do setor financeiro ser transformado em um importante componente para a visão estratégica do negócio, bem como para sua lucratividade. 

Atuar eficientemente junto aos recebíveis, despesas, controle de caixa são papéis fundamentais para evitar prejuízos no final das contas. Além disso, uma boa visão sobre a gestão financeira é fundamental na hora de estabelecer metas, definir investimentos ou até mesmo na hora de cortes. 

Por isso, a profissionalização e a execução de todos os processos relacionados ao setor financeiro permite que as pequenas empresas transformem essa área em um diferencial e, ainda, foquem esforços no core business do negócio. 

É por isso tudo que, no fim das contas, a terceirização financeira tem um custo menor do que a contratação de um funcionário. Quer saber qual é esse valor para sua empresa? Veja nossa página de planos e encontre o melhor para o seu negócio.