(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start': new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src= 'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,'script','dataLayer','GTM-5L9V7LG');

Demonstração do Resultado do Exercício, esse é um dos termos mais comuns para contadores e profissionais responsáveis pela gestão financeira de negócios. No entanto, há ainda muitas dúvidas sobre o assunto, inclusive, muitos empreendedores não sabem o que é DRE. 

Por isso, ao longo desse conteúdo, vamos apresentar as principais informações acerca de DRE e permitir que você entenda desde o conceito por trás dessa demonstração, até os passos para sua realização.

Você vai entender nesse conteúdo:  

  • O que é DRE
  • Qual a importância da DRE para sua empresa
  • Como fazer uma DRE
  • Como obter ajuda para esse processo

O que exatamente é DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, ou simplesmente DRE, é um relatório contábil que demonstra os resultados de um negócio. Isso quer dizer que nesse relatório estão apresentadas as operações da sua empresa, sendo possível saber se, ao final do período analisado, a companhia apresentou lucros ou prejuízos. 

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma das obrigações contábeis de uma empresa. Por meio deste relatório, assim apresenta-se o panorama sobre as operações financeiras realizadas em um determinado período, possibilitando o entendimento sobre o resultado financeiro do negócio. 

A realização da DRE é uma prática prevista em lei, precisamente a Lei nº 6.404, de 1976, que determina a obrigatoriedade do envio dessa demonstração anualmente. No entanto, como vamos falar a seguir, tamanha é a importância para a gestão financeira, que muitas empresas realizam esse relatório mais de uma vez por ano. 

Qual a importância para a empresa?

Antes de qualquer coisa, é necessário destacar o cumprimento da lei. A não apresentação dessa demonstração contábil pode gerar problemas com o fisco e sanções administrativas para um CNPJ. 

No entanto, destaca-se a importância da Demonstração do Resultado do Exercício para a gestão estratégica do negócio. Afinal, por meio desse relatório é possível ter visibilidade acerca de toda a situação financeira da empresa. 

As informações apresentadas em uma DRE servem como fonte de dados para gestores entenderem as principais fontes de recursos, despesas e receitas. Assim, é um importante documento a ser se analisar em momento de tomada de decisão ou mesmo quando há necessidade de redução de custos. 

Olhando para essa importância, muitas vezes, a DRE é realizada em conjunto com o Balanço Patrimonial da empresa. Dessa forma, garante-se a segurança das informações apresentadas e também ganha-se mais uma fonte para decisões financeiras. 

O que é apresentado em uma DRE?

Com os conceitos esclarecidos, vamos à parte prática. Assim, existe uma estrutura estabelecida para a construção da DRE. A seguir, você entende todos os tópicos que devem se apresentar neste demonstrativo. 

Receita bruta de vendas: trata-se da receita bruta obtida por meio das vendas de produtos ou serviços. Nesse ponto, é necessário incluir as deduções das vendas, que são abatimentos e impostos como o ICMS. 

Receita líquida das vendas: apresentação do resultado da receita das vendas depois da incidência de deduções. 

Custos do produto: nesse tópico, é apresentado o valor do produto. Você deve considerar custos de logística, matéria-prima ou mesmo embalagens

Lucro bruto: para obter esse valor, é necessário subtrair os custos do produto do valor da receita líquida.  

Despesas fixas: neste tópico, encontram-se as despesas administrativas, financeiras e de vendas envolvidas no dia a dia da empresa. Alguns exemplos são: salários dos funcionários, aluguel do espaço físico, energia elétrica, internet, além disso, comissões, despesas financeiras e multas também entram. 

Lucro ou prejuízo operacional: depois de apresentar todas as informações acima, chegamos ao resultado da operação. Isso quer dizer que aqui é onde se define se a operação ficou no azul ou no vermelho. 

Impostos: uma parte importante do processo, é necessário apresentar o valor de impostos como Imposto de Renda e também a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Resultado líquido: depois de apresentar todas essas informações, abater custos e despesas, será possível alcançar o valor que representa o resultado líquido da empresa. 

Por fim, agora que você sabe o que é DRE e sua importância, fica mais claro entender a necessidade de terceirizar o financeiro da sua empresa. Enfim, esse é um dos caminhos mais eficientes para contar com bons resultados. Por isso, entenda mais sobre BPO financeiro.